TAMIRU

Tamiru Denisse

Atleta etíope que conquistou uma medalha de prata na prova de 1500 m da Paraolimpíada Rio 2016. 




Aos 9 anos de idade, devido a uma infecção, perdi a visão do olho esquerdo e, na ausência do devido tratamento, a visão do meu olho direito ficou afetada. No entanto, por volta dos 17 anos de idade, comecei a praticar o atletismo, uma  escolha muito natural na Etiópia por ser o esporte mais popular do país. 

"Meu gesto de cruzar as mãos ao passar pela linha de chegada foi idealizado como um sinal de protesto que contagiou os corações dos conterrâneos etíopes, fãs de esportes e amigos em solidariedade ao protesto nacional em andamento, contra o governo da Etiópia"


O meu protesto ao governo da Etiópia foi realizado em defesa do povo Oromo,  maior etnia da Etiópia, oprimida há anos por causa de conflitos políticos e disputas sobre a posse de terras. Mais de 3(três) mil pessoas da etnia Oromo já perderam as suas vidas nesses conflitos. Muitas  pessoas estão sendo reprimidas sob a forma de tortura e aprisionamento. Sendo assim, quando a oportunidade de participar dos jogos paralímpicos no Rio de Janeiro surgiu, mesmo diante de todas as dificuldades e da pequena delegação etíope (apenas 9 atletas), eu decidi fazer o protesto de forma consciente, sabendo que não poderia mais voltar ao meu país sem colocar a minha vida em risco.

TAMIRU escolheu o Brasil como seu país e está em processo de asilo político e posterior pedido de naturalidade.

"O Brasil é um pais muito acolhedor, alegre e todos me receberam com muito carinho. Obrigado Brasil!"


•    •    •

Para conhecer mais da historia do Tamiru você pode seguir ele no Instagram.

👉  https://www.instagram.com/tamirudamisse/  👈

•    •    •

Using Format